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Paleta de Cores

A Psicologia das cores 🌈 

Referência: FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. Editora Blucher, 2011.

“Cores e sentimentos não se combinam ao acaso nem são uma questão de gosto individual – são vivências comuns que, desde a infância, são enraizadas na linguagem e o registro fica marcado na memória. O mesmo vermelho pode ter efeito erótico ou brutal, nobre ou vulgar. O mesmo verde pode atuar de modo salutar ou venenoso, ou ainda calmante.”

A cor é uma onda luminosa, um raio de luz branca que atravessa nossos olhos. É ainda uma produção de nosso cérebro, uma sensação visual.  As cores influenciam o ser humano, e seus efeitos, tanto de caráter fisiológico como psicológico, intervêm em nossa vida, criando alegria ou tristeza, exaltação ou depressão, atividade ou passividade, calor ou frio, equilíbrio ou desequilíbrio, ordem ou desordem etc. As cores podem produzir impressões, sensações e reflexões sensoriais de grande importância, porque cada uma delas tem uma vibração determinada em nossos sentidos e pode atuar como estimulante ou perturbador na emoção, na consistência e em nossos impulsos e desejos. 

O estudo das cores na comunicação e no marketing permite conhecer sua potência psíquica e aplicá-la como poderoso fator de atração e sedução para identificar as mensagens publicitárias sob todas as formas. Na indústria as cores são utilizadas como objetivo de criar uma atmosfera adequada, estimular o rendimento no trabalho e fazer com que as tarefas sejam mais gratificantes. 

Cor e Legibilidade 

Se, bem utilizada a cor é uma forma de melhorar a leitura das informações verbais, dos símbolos, dos logos etc., mas também, se usada inadequadamente, traz complicações e inadequações. A tabela de Karl Borggrafe (in Favre & November, 1979:48) mostra a legibilidade de letras sobre determinados fundo cromáticos. 

Combinação de cores 

A combinação cromática pode ser uma estratégia que possibilita a potencialização de efeitos de sentido de uma determinada peça, produto ou embalagem. O uso de duas ou mais cores pode dar um significado mais amplo, como o vermelho, que geralmente remete à atividade, vivacidade e estímulo, associado ao amarelo, que gera efeitos de sentido de felicidade e jovialidade, implicam juntos em dinamismo e expansão. 

A combinação pode se dar por meio de cores com relativa proximidade, como o vermelho e o rosa, ou ainda, quando se quer obter contrastes, com cores altamente distintas como o verde e o rosa. 

Relacionando as cores

As cores sugerem diversas temperaturas: o vermelho denota ser mais quente que o azul e o verde, por exemplo. Percentual de branco em uma cor determinará sua temperatura relativa ou sugerida: claro = quente, escuro = frio. 

As cores também sugerem pesos distintos. O branco e amarelo são mais leves que o roxo-escuro e o preto, que são cores mais pesadas. O peso é mais difícil de determinar quando se tem de comparar o peso do laranja e verde, laranja e cinza, azul e vermelho. Mesmo que, em geral, se possa dizer que o mais pesado é o mais escuro dos dois. 

Em diversos testes citados por Favre & November (1979:30) foram determinadas relações entre cores e sabores. Assim, temos: 

  • Acidez relaciona-se com o amarelo-esverdeado
  • Doce relaciona-se com o laranja, amarelo, vermelho e rosa 
  • Amargo relaciona-se com o azul-marinho, café, verde-oliva e violeta 
  • Salgado relaciona-se ao cinza-esverdeado ou azulado. 

Os cheiros e as fragrâncias também se correlacionam cromaticamente, assim: 

  • Especiarias como pimenta se relacionam com a cor laranja e a cor vermelha. 
  • Perfumes geralmente se relacionam com a cor violeta, o lilás, o rosa, e os perfumes com aromas de natureza ou pino, com a cor verde. 
  • As fragrâncias em geral se relacionam com as cores suaves, puras e delicadas. 
  • Os maus cheiros são associados às cores escuras e nebulosas. 

Como já sabemos a imagem passou a dominar a comunicação  no final do século passado, assim podemos concluir que a cor passa a ter maior importância nas mensagem ou ideias que queremos passar. Lembrando-se que a preferência pessoal por algumas cores varia em conformidade com a idade, sexo classe social, nível sociocultural etc. 

🔗 Links de acesso rápido aos sites que indicamos para achar sua paleta de cores: 

Color Palettes Canva 

Site: https://www.canva.com/colors/color-palettes/

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